sábado, 9 de novembro de 2013

A Teoria do Macacão de Fórmula 1

Fernando Alonso, tricampeão de F1, cada vez mais rico.

        Já observaram, certamente, os macacões dos pilotos de Fórmula 1, cheio de anunciantes. O piloto é um outdoor humano! Bem, considerando que a propaganda faz parte do negócio, não vejo motivo pra criticar este fato. É feio, mas é válido.
        Mas vou discorrer melhor sobre a ideia “outdoor” humano. Os pilotos de F1 ganham milhões para ostentar todas aquelas marcas. Entretanto, são proibidos por contrato de consumir produtos e serviços de empresas concorrentes. Um piloto patrocinado pela RedBull, não pode ser visto bebendo TNT. Se patrocinado pelo Santander, não pedir financiamento da casa própria na Caixa Econômica. Compensa claro! Eles são bem pagos pra isso!
        Vamos trazer isso pro nosso dia-a-dia. No meu perfil no Twitter (@odavidjusto) me descrevo da seguinte forma: “Pai amoroso, flamenguista, estudante de Direito, vendedor e flanelinha de avião”. Digo que estes são meus rótulos (alguns deles), quer dizer, são as propagandas que aceito que estejam estampadas em meu “macacão de F1”. Estes rótulos foram escolhidos por mim e me trazem benefícios, embora me limitem também.
O fato de ser flamenguista (separando apenas um rótulo, pra fins didáticos), me limita, haja vista que não posso usar cinto de segurança que já me sacaneiam, me chamando de vice. Não posso chorar, já falam que sou botafoguense. Não posso beber Fanta Uva, porque é coisa de bambi! Outro exemplo é o fato de eu ser ateu. Não posso falar bem da religião, como já fiz muito aqui nesse blog, que já pensam que não tenho convicção.... Ai ai viu..
Mas aonde você quer chegar David? – pergunta o entediado leitor. Bem, quero dizer que, quanto mais rótulos aceitamos (ou quanto maior o número de anúncios permitimos em nossos macacões), mais limitada nossa vida é. Não digo que possível viver sem rótulos, entretanto afirmo que devemos escolher poucos e com muito cuidado. Se você se declara roqueiro, não cai bem ir a um show daquele grupo de pagode que curte em segredo. Se você é fã do Justin Bieber, não deveria estar lendo este blog, mas sim estar achando linda toda a presepada que ele aprontou recentemente no Brasil. Se você é cliente da TIM........ você gosta de sofrer kkkkkkk. Como pode? Têm sempre outras três opções (se morar em capital) mas o ser humano persiste em usar essa bosta? E não, não é mais barato!

Olhem pros lados, retirem seus antolhos*, descobrirão outras possibilidades, outras visões, algo novo a aprender. E se seu rótulo não permite isso, recomendo retirá-lo de seu macacão. 


David Justo


*Quem não sabe o que são antolhos, procure na pesquisa de imagens do Google. Perder leitores que não compreendem analogia e metáfora é uma ótima forma de selecionar minha audiência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário