terça-feira, 22 de outubro de 2013

SOBRENATURAL


"Acontece que o povo, mesmo culto, quando não sabe explicar um fato, em vez de dizer não o sei explicar, o atribui ao além." - Pe. Quevedo.

   É Padre Quevedo, neste ponto concordamos. A vaidade do homem, a não aceitação de seus limites intelectuais... É tentador demais responder ao que não sabemos explicar como algo SOBRENATURAL.
 Os mitos gregos surgiram assim. Como explicar, considerando o conhecimento científico naquela época, fenômenos naturais? Ira dos deuses!
   Um dos fenômenos que particularmente gosto de usar como exemplo para esse assunto é o da morte. (A essa altura, o leitor mineiro pensou: - Uai! A morte é natural sô!). Ocorre que os humanos temem o evento da morte, não pela fato em si mas pela perda da essência do indivíduo, sua história, suas lembranças. Tanto que criou inúmeras versões "sobrenaturais" para o que ocorre após a morte. Espíritos, fantasmas, poltergeist, céu, inferno, e até vampiros e zumbis são soluções que o homem encontrou para que, no evento do pós-morte, sua essência permaneça intacta.
   O curioso, é que o objetivo deste texto não é refutar a existência do SOBRENATURAL. É exclusivamente colocar as coisas em sua devida ordem, é submeter ao que é compreendido popularmente como "sobrenatural" a um fato: A NATUREZA É SOBERANA! Absolutamente tudo que existe é perfeitamente natural, logo, obedece as condições e limites da natureza, inclusive o que não podemos explicar com nossos cérebros limitados. 
  Quem me conhece, sabe que não acredito na existência de um deus sobrenatural. Mas penso que é aceitável que exista alguma(s) inteligência(s) não humana(s) (tenho medo de golfinhos por exemplo, mas isso é assunto pra outro post), ainda que ninguém tenha provado ou divulgado provas da existência de inteligência(s) diferente(s), desde que esteja(m) condicionada(s) e submetida(s) às regras da natureza, natureza essa que, obviamente, não conhecemos plenamente. 
   O religioso tende a ler este texto e pensar:

- Mas então David, se não existe nada "sobrenatural", 
o que (ou quem) criou a natureza? 

   A resposta é simples. Não sabemos. Provavelmente nunca saberemos. A origem de tudo (afinal, alguma coisa em algum momento tem que ter surgido do nada?) é inexplicável.  Aceitar isso é dolorido, fere nossa vaidade. Aceitar "explicações" sobrenaturais é mais cômodo, por isso é a opção da maioria.  


David Justo


Obs.: Quando coloquei na fanpage do Facebook que o texto de hoje envolvia os irmãos Winchester, recebi uma tsunami de avisos, queixas, defesas, ponderações.... Calma gente! Eu gosto do Sobrenatural (a série). Embora, em minha opinião, penso que poderia ter acabado no momento da morte do demônio dos olhos amarelos, e que deste ponto em diante pode descartar tudo. Mas enquanto escrevo isso e o leitor pensa em xingamentos a minha mãe, eles continuam cada vez mais ricos... 

3 comentários:

  1. David, você está ficando, sobrenaturalmente, cada dia mais doido.......

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com vc, quanto ao medo de golfinhos, é perfeitamente compreensível...afinal eles tem o cérebro mais evoluído que o nosso, possuem linguagem complexa...na verdade acho que estão tramando algo contra a humanidade!!! abraços..

    ResponderExcluir
  3. Perfeito texto..
    Concordo plenamente, quanto ao medo de golfinhos...relaxa acho perfeitamente compreensível, afinal eles estão aqui a mais tempo...tem o cérebro mais evoluído ...linguagem complexa..é natural ter medo, na verdade acho que eles estão planejando algo horrível contra a humanidade !!

    ResponderExcluir