terça-feira, 15 de outubro de 2013

Características, qualidades e defeitos.


     Na imagem acima, enumerei alguns "defeitos" meus, e em seguida os compensei com "qualidades" minhas. Mas particularmente não acredito nesses conceitos (defeito e qualidade), acredito que cada CARACTERÍSTICA que nós temos pode ser positiva ou negativa, dependendo da aplicação concreta. No post anterior, por exemplo, ao tentar "reabilitar" os 7 pecados, usei a AVAREZA (no sentido prático, isenta da ideia de pecado) como CARACTERÍSTICA necessária a quem queira prosperar financeiramente. Como pode a avareza ser um defeito (ser mão-de-vaca) e ao mesmo tempo qualidade (ser econômico, ponderado, planejar o futuro)? 
     As nossas CARACTERÍSTICAS nos tornam únicos (enquanto indivíduos), não imperfeitos. Aristóteles dizia que é perfeito o objeto (ou coisa) que cumpre sua essência, e que a essência do homem é a busca da felicidade. Logo, o homem, enquanto busca sua felicidade, é perfeito!
     Não acredito em "qualidades" e "defeitos". Acredito que, dentro das nossas características, somos perfeitos.


Obs.1: A imagem que usei é sim uma montagem tosca e medonha, CARACTERÍSTICA minha não ter talento, recursos ou saco pra aprender a lidar com edição de imagens, ou malhar pra ficar com esse corpo. O modelo na foto é meu cunhado Alex Henriques.
Obs.2: Link pro blog da minha esposa, sobre o universo esmaltístico: 
http://esmaltesdaminhacaixinha.blogspot.com.br/. Um dia, meu blog será tão popular quanto o dela!
Obs.3: Dever de casa: Pense em um "defeito" seu. Agora lembra daquele dia que esse seu "defeito" te ajudou??? É disso que estou falando...


David Justo


2 comentários:

  1. Eu que sei o quanto minha teimosia que beira o insuportável já me ajudou a alcançar! Mas será que não existe uma CARACTERÍSTICA que de maneira alguma possa ser encarada como positiva!?

    ResponderExcluir
  2. Ótima pergunta! Sinceramente não consigo enxergar nenhuma característica que eu não consiga reabilitar.

    ResponderExcluir